30 de dezembro de 2007

FELIZ ANO NOVO

É Missionários, dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar a esta estação. Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.Procure um lugar próximo à janela desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir. Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem. Desdobre o mapa e planeje roteiros. Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida. E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite. Desembarque nela os seus sonhos... Desejo que a sua viagem pelos dias do próximo ano, seja de
PRIMEIRA CLASSE Feliz Ano Novo!!! MDJ


Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido (mal vivido talvez ou sem sentido)
Para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior)novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?)
Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumidas nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.


Autor: Carlos Drummond de Andrade

26 de dezembro de 2007

4 histórias de Natal

FELIZ e ABENÇOADO NATAL á vocês e suas Famílias, queridos irmãos missinários...desculpem o atraso...no calendário...e não esqueçam que o NATAL, não é só 25 de DEZEMBRO...devemos...comemorá-lo ao longo da nossa vida, não só neste dia no qual o comércio se aproveita para lucrar mais...


Aqui seguem 4 histórias de Natal que foram contadas pelo Frei Betto, que podem causar alguma estraneza a vocês...porém não são aquele mesmice(com a qual começamos), Feliz Natal, Jesus nasceu, Que Maravilha...e num sei o mais...Se alguma palavra parecer confusa...podem perguntar para que lhe esclareça...


I
Em Belém, Caleb atende à porta. Ao ver quem bate, fecha-a de imediato, enquanto o visitante insiste aos murros, como se quisesse derrubar a parede.A mulher, Cozbi, indaga quem é. "Meu irmão". "O José?", pergunta ela. "Sim, teve o descaramento de engravidar uma jovem de Nazaré sem nem terem se casado, como manda a nossa lei. Agora vem com a buxuda pedir abrigo em nossa casa. Como hei de acolher quem viola os preceitos ditados por Javé a Moisés? Eles que procurem outra freguesia".

II
Eleazar realizou, enfim, seu velho sonho: um pequeno sítio nas proximidades de Belém. No pasto, misturou vacas, cabras e cordeiros. Montou um cocho de madeira e armou, em torno, um toldo de bambu coberto com folhas de palmeira.De madrugada, Efraim, pastor contratado pelo dono da terra, bate forte pelo lado de fora da janela. O patrão, sonolento, parece receber como pesadelo a notícia: "Invadiram suas terras, meu senhor. Tem um casal acampado lá na estrebaria. Escutei um choro miúdo. Parece que a mulher deu à luz um menino.""Avise a guarda. Ao despontar do sol cuidaremos de tirá-los de lá", resmunga Eleazar interessado em retomar o sono.Dia seguinte, o Diário de Belém dá em manchete: "Família sem-teto e sem-terra invade propriedade rural na periferia da cidade". No corpo da notícia: "Moça de Nazaré, engravidada por carpinteiro, teve parto em pleno pasto. A criança é do sexo masculino".

III
Guiadas pela estrela de Davi, as três rainhas magas, Ada, Míriam e Sela, chegam à manjedoura. Após louvarem a Javé, aquecem um caldo de galinha para Maria, alimentam José com pães ázimos recheados com grão-de-bico, lavam as fraldas do bebê, varrem o estábulo. Ao buscar água na fonte, comentam entre si: "O menino em nada se parece com o pai..."

IV
A notícia do nascimento do menino não tarda a chegar ao palácio de Herodes, em Jerusalém. Ele fica alarmado; afinal, é o rei dos judeus, malgrado o sangue árabe que corre em suas veias. Sabe, porém, que tem os dias contados, carcomido pelo cancro. A proximidade da morte o aterroriza tanto quanto os agouros que lhe ameaçam o trono.Pede a Corinto, comandante da guarda, convocar reunião em palácio dos chefes dos sacerdotes e dos doutores da lei, os escribas.O convite trazido por Corinto deixa Anás excitado. No íntimo, considera-se o verdadeiro rei da Palestina. Comparece em companhia de duas dezenas de membros do sinédrio - o conselho supremo do poder judaico, integrado por 71 notáveis, e do qual ele, na condição de sumo sacerdote, é o presidente.Herodes é introduzido no salão a bordo de uma liteira de marfim sustentada por quatro escravos. Anás mal consegue controlar sua curiosidade por conhecer o motivo de tão inesperada convocação. O rei quer saber dos sinedritas onde e quando deve nascer o Messias que tanto aguardam. Gamaliel cofia sua barba em leque e diz: "Nascerá em Belém, na Judéia, pois está dito pelo profeta Miquéias - E tu, Belém, de modo algum és a menor entre as cidades de Judá, pois de ti sairá para mim aquele que deve guiar Israel. Quando isso ocorrerá - escusa-se o doutor da lei -, não está ao alcance do nosso saber."Herodes não admite que a sua soberania seja desafiada por rumores em torno de um menino-messias. Ordena que a guarda de operações especiais, comandada pelo espadaúdo Tirano, dirija-se a Belém e passe ao fio da espada todas as crianças do sexo masculino com menos de dois anos de idade.Ao amanhecer, as tropas herodianas ocupam Belém. Os batedores vão de casa em casa. Ordenam que todos os meninos de colo, e aqueles que ainda não caminham com firmeza, sejam trazidos à rua por suas mães. As outras mulheres devem permanecer trancadas em casa, com portas e janelas fechadas, em companhia de homens e crianças.Toda a gente de Belém pressente que, desta vez, Azrael, o anjo exterminador, voltou-se contra ela. As mães ficam separadas dos filhos que, nus, são deitados lado a lado ao longo das ruas. Os bebês choram um choro de abandono, insistente, como se um presságio os movesse a sugar com avidez o ar que, em breve, já não poderão respirar. De rostos virados para as paredes das casas e dos muros, e vigiadas por soldados, as mães riscam as pedras com as unhas e lavam o musgo com as lágrimas.Após observar cada criança à procura de algum traço messiânico, Tirano dá o sinal para a degola. O carrasco agacha-se, puxa a cabeça da vítima para esticar o pescoço, ergue o cutelo e, num golpe, separa o crânio do corpo. Algumas mães, desesperadas, ousam voltar-se na direção dos filhos; são silenciadas pela lâmina do punhal que lhes traspassa o coração. Tirano passa ao fio de sua própria espada as mulheres que furam o cerco das sentinelas e se abraçam aos filhos como se quisessem fazê-los retornar ao útero.Desde essa trágica manhã em Belém, os poderosos cruéis tornaram-se conhecidos como tiranos.


[*Autor da biografia de Jesus "Entre todos os homens" (Ática), entre outros livros].
Fonte:
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=31133

22 de dezembro de 2007

Download da Bíblia


Olá Missionários...

Clique aqui e faça o Download da Bíblia, que lhes auxiliará nos estudos.




Obrigada!!!


(0 link tbém se encontra na coluna MDJ na NET)

9 de dezembro de 2007

A BÍBLIA

A BÍBLIA

- A Bíblia é o principal livro do cristão. Ela é a fonte de nossa fé. Ela é para nós como um coco de casca dura. Esconde e protege uma água que mata a sede do romeiro cansado. Romeiros e peregrinos somos nós. E cansados também! Então vamos procurar o facão que nos quebre a casca deste coco.
- A Bíblia nasceu da vontade do povo de ser fiel a Deus e a si mesmo, nasceu da preocupação de transmitir aos outros e a nós esta vontade de ser fiel.
- A palavra Bíblia chegou a nós através do latim Bíblia, palavra que vem da língua grega biblia , plural de biblion, diminutivo de biblos.
- A Bíblia é uma coleção de livros, muito mais uma biblioteca do que uma única composição literária.
- Os livros da Bíblia são chamados “livros sagrados” porque foram escritos por inspiração divina. Também chamados de “livros canônicos” para indicar que constam da relação autêntica dos livros sagrados, que se denominam exatamente “cânone”.
- A Bíblia se divide em Antigo e Novo Testamento. O termo testamento (latim testamentum) traduz o grego diaqhkh e o hebraico berît, “aliança”, significando o fato central da salvação, a antiga Aliança do Sinai e a nova Aliança de Jesus Cristo.
- A Bíblia se compõe de 73 livros: 46 do AT e 27 do NT. Há uma pequena dificuldade com relação ao número dos livros do AT. Às vezes o livro das Lamentações é considerado um só com o livro do profeta Jeremias. Nesse caso o AT fica com 45. Outras vezes o livro de Baruc também é considerado parte do livro de Jeremias. Nesse caso o AT fica com 44.
- A Bíblia começou a ser escrita por volta do ano 1250 a.c. e terminou em torno do ano 100 d.c..
- Ela foi escrita em três línguas: hebraico, aramaico e grego. O Antigo Testamento foi escrito, em sua maior parte, em hebraico. 2 Mc, Sb, Dn 13 e 14 foram escritos em grego; Jt, Br, Eclo e 1 Mc foram em hebraico mas estão conservados em grego (embora extensos fragmentos de Eclo em hebraico tenham sido descobertos desde 1896); os textos de Qumrã fazem pensar que Tb tenha sido escrito em aramaico; Jr 10,11; Esd 4, 8-6, 18; 7, 12-26; Dn 2, 4-7,28 foram escritos em aramaico. O Novo Testamento foi escrito em grego.
- A Bíblia hebraica foi dividida em capítulos e seções para a leitura na sinagoga, antes da era cristã. A divisão moderna e a numeração em capítulos são atribuídas a Estevão Langton (+1228), professor em Paris e mais tarde Arcebispo de Canterbury; talvez ele tenha utilizado uma divisão já existente. A divisão moderna do Antigo Testamento em versículos foi realizada por Sante Pagnini O. P., em sua Bíblia latina de 1528; o redator parisiense Robert Etienne adotou a numeração de Pagnini e numerou os versículos do Novo Testamento em sua edição de 1555.
_ A Bíblia foi impressa pela primeira vez (em latim) por Gutemberg (Mogúncia, 1450); antes de 1500, já haviam sido publicadas mais de cem edições.
- Na época que a Bíblia foi escrita não existia papel. Ela foi escrita em papiro ou pergaminho. O papiro é uma erva da família das ciperáceas (Cyperus papyrus), própria das margens alagadiças do rio Nilo, na África, cujas compridas folhas forneciam hastes das quais se obtinha o papiro, material sobre o qual se escrevia. O pergaminho é uma pele de cabra, de ovelha ou outro animal, macerada em cal, raspada e polida, para servir de material de escrita.
- Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Homens e mulheres, jovens e velhos, pais e mães de família, agricultores, pescadores e operários de várias profissões, gente que sabia ler e escrever e gente que só sabia contar histórias. Gente viajada e gente que nunca saiu de casa. Sacerdotes e profetas, reis e pastores, apóstolos e evangelistas. Todos contribuíram, cada um do seu jeito. Gente de toda classe, mas todos convertidos e unidos na mesma fé e amor.
- Na Bíblia encontram-se vários gêneros literários: leis, historias, crônicas, poesias, cânticos, provérbios, fábulas, novelas, etc.
- Depois do cativeiro babilônico, muitos judeus emigraram da Palestina para o Egito e outros lugares e foram esquecendo a língua materna, pois o grego é que era a língua internacional na época da dominação grega. Por isso no século III a.c. um grupo de sábios (72?) fez a tradução que é chamada de septuaginta. Essa tradução foi feita em Alexandria para a comunidade judaica dessa cidade, e dificilmente pode ser anterior a 250 a.c. Essa tradução foi muito usada pelos primeiros cristãos. Ela se tornou a Bíblia da Igreja na primeira geração de cristãos, e 300 das 350 citações do AT no NT são tiradas das septuaginta. Pelo fato de os cristãos usarem muito essa tradução, os judeus a rejeitaram e foram feitas novas traduções, como a de Áquila, Símaco, Teodocião, todas do século II d.c.
- Além da tradução grega, houve traduções latinas da Bíblia, por causa da necessidade dos cristãos que falavam o latim e não mais o grego. A mais importante delas, porém, é a Vulgata, nome dado desde o século XIII à versão latina feita por São Jerônimo (347 – 420).
- Na época em que foi feita a tradução grega dos Setenta, a lista (cânon) dos livros sagrados ainda não estava concluída. E assim aconteceu que a lista dos livros desta tradução grega ficou mais comprida do que a lista dos livros da Bíblia hebraica.
- Ora a diferença entre a Bíblia dos protestantes e a Bíblia dos católicos vem desta diferença entre a Bíblia hebraica da Palestina e a Bíblia grega do Egito. Os protestantes preferiram a lista mais curta e mais antiga da Bíblia hebraica, e os católicos, seguindo o exemplo dos apóstolos, ficaram com a lista mais comprida.
- Os livros que existem na Bíblia católica e não na protestante são sete e são chamados deuterocanônicos: Tobias, Judite, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus, Baruc, Eclesiástico e os capítulos 10, 4 – 16, 24 de Éster e 3, 24 – 90; 13; 14 de Daniel.
- Como encontrar capítulos, versículos e os livros na Bíblia?
- Vírgula: separa capítulos de versículos.
- Hífen: significa até e indica seqüência de capítulos ou de versículos.
- Ponto e vírgula: separa capítulos e livros.
- Ponto: separa versículo de versículo, quando não seguidos.
- Letras do alfabeto: indicam pequenas divisões dentro dos versículos.
- Números ordinais: quando se fala capítulo e versículo, usa-se o número ordinal até o 10º inclusive. De 11 para cima, ou quando apenas se citam os números, usa-se o cardinal.
- Todas as edições da Bíblia trazem os mesmos 150 salmos. Sua numeração, porém, varia: existe a do texto hebraico e a da versão dos setenta (e também da Vulgata). Aconteceu o seguinte: a versão dos setenta juntou em um só os salmos 9 e 10, bem como os salmos 114 e 115, mas dividiu em 2 os salmos 116 e 147 do texto hebraico. Então as diferenças ficam assim:

Hebraico = Grego
1 – 8 = 1 – 8
9 = 9, 1 – 21
10 = 9, 22 ss
11 – 113 = 10 – 112
114 = 113, 1 - 8
115 = 113, 9 ss
116, 1 - 9 = 114
116, 10 ss = 115
117 – 146 = 116 – 145
147, 1 – 11 = 146
147, 12 ss = 147
148 – 150 = 148 – 150
- A Bíblia se divide ainda em livros históricos, sapienciais ou didáticos e proféticos.
- Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Pentateuco.
- Históricos do AT: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Éster, I e II Macabeus.
- Poéticos ou sapienciais ou didáticos (AT): Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico.
- Proféticos (AT): Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias, Baruc.
- Históricos (NT): Os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos.
- Didáticos (NT): Cartas (Rm, 1 Cor, 2 Cor, Gl, Ef, Fl, Cl, 1 Ts, 2 Ts, 1 Tm, 2 Tm, Tt, Fl, Hb, Tg, 1 Pd, 2 Pd, 1 Jo, 2 Jo, 3 Jo, Jd)
- Profético (NT): Apocalipse.

A BÍBLIA E O CELULAR


A BÍBLIA E O CELULAR
Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito quetratamos o nosso celular?E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso?E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório?E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?Se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?E se a déssemos de presente?E se a usássemos quando viajamos?E se lançássemos mão dela em caso de emergência?Outra coisa: a Bíblia não fica sem sinal. Ela "pega" em qualquer lugar. Nem falta crédito pq Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim. E nunca cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.

A questão é Bíblia!!! Você a conhece???


Atenção Missionárias e Missionários...


A partir de hoje procuraremos passar algo da Bíblia Sagrada...para que tenhamos uma formação, mais sólida...Seram introduções e curiosidades de cada Livro...Para tal teremos por referência a Edição Pastoral da Bíblia Sagrada e Arquivos MDJ-LK...Bom Proveito e se surgirem dúvidas...ou...tiverem sugestões...nos enviem...

20 de novembro de 2007

Islã como inimigo

Imagem do Islã como inimigo

“Para muitos no Ocidente, depois da queda do comunismo, o islã teve que assumir o papel de inimigo. Um inimigo serve para muita coisa; desempenha várias funções não apenas políticas e sociais, mas também no campo da psicologia individual:
*Um inimigo nos alivia. A culpa não é nossa nem dos nossos amigos, mas é toda do inimigo! Nossos sentimentos de culpa reprimidos e nosso complexo de inferioridade, nossas agressões e frustrações, podem, sem qualquer risco, voltar-se para fora, ser projetadas sobre ele. Um inimigo nos torna possível uma mentalidade de bode expiatório.
*Um inimigo une. Se em muitas coisas somos desunidos, diante do inimigo somos conjurados! Um inimigo comum reforça a coesão. Faz-nos cerrar fileiras firmemente e isolar os que discordam. Um inimigo favorece o pensar em conjunto.
*Um inimigo polariza. Ao se reduzirem as possibilidades a uma alternativa única, as pessoas podem efetivamente categorizar as outras, numa discussão política, como amigas e inimigas. Se não sabemos a favor de quem somos, ao menos sabemos contra quem somos. As frentes ficam claras. Cada um sabe onde se encontra. Um inimigo impele todo mundo para um esquema amigo-inimigo.
*Um inimigo ativa. Torna desnecessária a informação e orientação própria. Podemos e devemos defender-nos contra os outros, contra os estranhos, contra os inimigos, quer externo quer internos. Então temos necessidade não apenas da desconfiança, mas também da inimizade e, se for preciso, também da violência contra as pessoas, violência física, psíquica, política ou até mesmo militar. Um inimigo leva-me a superar escrúpulos de matar, leva-nos com facilidade à guerra, fria e quente”.


Hans Küng; Religiões do mundo. Pág. 253



Um inimigo sempre ajuda em nossas dificuldades. Exemplo disso os Estados Unidos, que estão em crise política e econômica e querem achar um culpado para tudo isso, para poderem se manter em um poder fracassado em uma economia falida, fazendo guerras matando gentes inocentes, que não tem nada a ver com a atual situação deles, mas um inimigo ajuda a manter os soberania de grande nação.


ERICO GABRIEL

16 de novembro de 2007

A Modernidade em Crise



“Não se pode deixar de ver que agora a moderna fé no progresso, na razão e na nação aparece a muitas sob uma luz ambígua. Talvez na Wall Street de Nova York a dupla face da modernidade se mostre com mais clareza que em qualquer outro lugar:
Cada vez mais pessoas se beneficiam hoje da moderna liberdade e bem-estar. Mas cada vez mais pessoas deixam de alcançar o correspondente progresso nas questões da moral e do etos.
Cada vez mais pessoas se encontram envolvidas em um sistema financeiro e econômico que opera globalmente. Mas são cada vez mais aquelas que exigem uma melhor justiça distributiva e preocupação com os que são prejudicados pela globalização.
Cada vez mais pessoas participam dos frutos de uma tecnologia de grande eficiência. Mas são cada vez mais numerosas aquelas que desejam um maior controle, desejam humanização em lugar de racionalismo.
Cada vez mais pessoas aprovam a democracia, que aos poucos vai se impondo também fora da Europa e da América do Norte. Mas são também cada vez mais numerosas aquelas que não vêem ainda uma paz nem uma nova ordem do mundo. Na verdade, cada vez mais as torres avançam em direção ao céu, e cada vez menos o céu é encontrado na terra”.


Erico Gabriel - MDJ
Hans küng, Religiões do mundo, pág. 245.

15 de novembro de 2007

II ENCOTRÃO MDJ

É pessoal, depois de muita espera e eh claro Preparação... Aconteceu dia 11 de novembro no IEDB (Instituto de Ensino Dom Bosco) – Paróquia Dom Bosco, em Guarapuava, o nosso II Encontrão de Missionários.
O encontro contou com a presença de nosso bispo diocesano Dom Antônio Wagner da Silva, e dos padres Erondi Alves da Silva (Ação evangelizadora), Sebastião Guina (Boa Ventura de São Roque) e Zezinho (Pitanga). E é claro de mais de 100 jovens de todos os cantos de nossa diocese, e com a participação de várias religiosas e seminaristas de nossa diocese (Filosofia- Fco. Beltrão/ Teologia – Cascavel).
A juventude que participou teve a oportunidade de viver momentos intensos de espiritualidade, formação e descontração. Iniciamos com santa missa presidida por nosso bispo diocesano e demais sacerdotes presentes.
Após a celebração da missa os jovens foram divididos em 10 grupos que deveriam passar por 10 oficinas, de 10 minutos cada, com os mais variados temas.
À tarde, depois de recobradas as forças com o almoço, foi escolhido o hino da MDJ para essa nova etapa da missão, correspondente aos anos 2008/2009.
A seguir os jovens foram motivados para um “arrasta pé”, que alegrou o ambiente. O dia terminou com uma caminhada realizada pelas ruas do bairro.
O hino escolhido pelos jurados foi “Hino da MDJ”, composta por Alessandra Wantroba e interpretada pelo seminarista Aloísio Pasturczak, do propedêutico. A segunda colocada foi “Na missão pra fazer transformação”, de composição e interpretação de Jean Patrik Soares, e a terceira colocada: “Hei juventude”, composição e interpretação de Ângelo Altair de Oliveira.


Acompanhem agora o hino e alguns dos momentos do II Encontrão...

e Arquivos MDJ - LK

2 de novembro de 2007


Esse é o nosso novo símbolo da MDJ

II ENCONTRÃO MDJ


SE Liga aí JUVENTUDE MISSIONÁRIA, DIA 11 de Novembro de 2007, no Instituto Educacional Dom Bosco, em Guarapuava. Acontecerá o II ENCONTRÃO da MDJ.
Organizem-se com seus grupos, e venham participar conosco.
Será um dia muito agradável de confraternização, formação e oração. Além de todos os missionários da diocese poderem se conhecer, e se integrar a essa grande FAMÍLIA!
Aguardamos a todas e todos, não falte sua presença é muito importante, para nós você é único.
Ah e mais uma coisa nesse dia será escolhido por todos vocês o Hino da MDJ...

16 de setembro de 2007

MISSIONÀRIOS E CORPUS CHRISTI

Dia 05/06/2007.
Os missionários muito dispostos acordam cedo, ante sdo SOL raiar
para preparar o tradicional tapete de Corpus Christi.
Acompanhe, um pouco da confecção do tapete e da Celebração.



OLHA como Ficou!!!





ATÉ QUE FICOU LEGAL!!!

12 de agosto de 2007

Um Pouco da Cidade de Boa Ventura de São Roque

Boa Ventura de São Roque




(Há essa é a casa do Prefeito)

17 de julho de 2007

Pré- Missão em Boa Ventura de São Roque

Equipe da Pré-Missão
Este pessoal esteve em Boa Ventura de São Roque, na Pré-missão dia 8 de julho do presente ano. O grupo dividiu-se em duplas e presidiu celebrações, e apresentou o projeto a comunidade de Boa ventura.
O nosso muito obrigado ao pároco Pe. Guina e as famílias que acolheram a MDJ e aos missionários.
E aos missionários digo:
SEJAM BEM VINDO Á AVENTURA,
ou melhor,
SEJAM BEM VINDOS Á
BOA VENTURA
de SÃO ROQUE!!!

7 de maio de 2007

Problemas???

Os nossos problemas começam , quando começamos a olhar para nós mesmos, só pensar em nós, e só se preocupamos com o que nos agrada, aí sim vemos que a vida é dificil e complicada, porque queremos tudo rapido, e como isso não acontece nos desesperamos, entramos em conflito e vemos que sozinho ninguém chega a lugar nenhum, agora quando você coloca DEUS como seu amigo em primeiro lugar, e traz todo corpo de CRISTO como seu amigo ai sim você, sai do conflito interno e começa a vencer e a conquistar seus objetivos...

28 de abril de 2007

O que é a MDJ (MISSÃO DIOCESANA JUVENIL)???



O QUE É MDJ


A MDJ = (Missão diocesana juvenil) é um projeto, ou seja, uma pastoral em construção na Diocese de Guarapuava. Sua origem nos remete à Congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus. Estes desenvolvem nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul um trabalho missionário onde os jovens (leigos, seminaristas e noviças) são preparados para participar de uma experiência missionária durante as férias.
O preparo para a missão se dá pela participação dos jovens nos grupos de jovens (denominados grupos de base) de suas respectivas paróquias. Alguns destes, ou a grande maioria dos jovens, por ocasião das férias, doam um pouco do seu tempo e partem para missão numa paróquia preestabelecida, conforme afirmamos acima.
O projeto desenvolvido pelos padres do Sagrado Coração de Jesus foi visto com bons olhos pelo bispo diocesano de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva, que então decidiu encaminhar o Padre Erondi e alguns seminaristas da diocese para tomarem conhecimento da experiência de missão que os padres da já mencionada congregação desenvolvem com os jovens de suas paróquias.
Depois de conhecer tal experiência Pe. Erondi com apoio do bispo diocesano implantou a MDJ em Guarapuava, semelhante às missões juvenis do Sagrado Coração de Jesus. A primeira experiência missionária foi realizada na paróquia Imaculada Auxiliadora, em Porto Barreiro-PR. Mais de 70 jovens participaram como missionários. Período de 2006-2007.
Podem fazer parte da MDJ todos aqueles jovens (homens e mulheres) de boa vontade dos mais diferentes movimentos e pastorais que desejam serem missionários dentro da Diocese de Guarapuava.

15 de abril de 2007

SEJA BEM VINDO MISSIONÁRIO(A)

Apartir de hoje, você Missionário vai passar a ter mais um meio de estar informado sobre o TUDO que acontece na MDJ...
E você que tem interesse, mais ainda não partipa da MDJ, vai passar á conhece-la!