30 de dezembro de 2007

FELIZ ANO NOVO

É Missionários, dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar a esta estação. Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.Procure um lugar próximo à janela desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir. Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem. Desdobre o mapa e planeje roteiros. Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida. E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite. Desembarque nela os seus sonhos... Desejo que a sua viagem pelos dias do próximo ano, seja de
PRIMEIRA CLASSE Feliz Ano Novo!!! MDJ


Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido (mal vivido talvez ou sem sentido)
Para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior)novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?)
Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumidas nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.


Autor: Carlos Drummond de Andrade

26 de dezembro de 2007

4 histórias de Natal

FELIZ e ABENÇOADO NATAL á vocês e suas Famílias, queridos irmãos missinários...desculpem o atraso...no calendário...e não esqueçam que o NATAL, não é só 25 de DEZEMBRO...devemos...comemorá-lo ao longo da nossa vida, não só neste dia no qual o comércio se aproveita para lucrar mais...


Aqui seguem 4 histórias de Natal que foram contadas pelo Frei Betto, que podem causar alguma estraneza a vocês...porém não são aquele mesmice(com a qual começamos), Feliz Natal, Jesus nasceu, Que Maravilha...e num sei o mais...Se alguma palavra parecer confusa...podem perguntar para que lhe esclareça...


I
Em Belém, Caleb atende à porta. Ao ver quem bate, fecha-a de imediato, enquanto o visitante insiste aos murros, como se quisesse derrubar a parede.A mulher, Cozbi, indaga quem é. "Meu irmão". "O José?", pergunta ela. "Sim, teve o descaramento de engravidar uma jovem de Nazaré sem nem terem se casado, como manda a nossa lei. Agora vem com a buxuda pedir abrigo em nossa casa. Como hei de acolher quem viola os preceitos ditados por Javé a Moisés? Eles que procurem outra freguesia".

II
Eleazar realizou, enfim, seu velho sonho: um pequeno sítio nas proximidades de Belém. No pasto, misturou vacas, cabras e cordeiros. Montou um cocho de madeira e armou, em torno, um toldo de bambu coberto com folhas de palmeira.De madrugada, Efraim, pastor contratado pelo dono da terra, bate forte pelo lado de fora da janela. O patrão, sonolento, parece receber como pesadelo a notícia: "Invadiram suas terras, meu senhor. Tem um casal acampado lá na estrebaria. Escutei um choro miúdo. Parece que a mulher deu à luz um menino.""Avise a guarda. Ao despontar do sol cuidaremos de tirá-los de lá", resmunga Eleazar interessado em retomar o sono.Dia seguinte, o Diário de Belém dá em manchete: "Família sem-teto e sem-terra invade propriedade rural na periferia da cidade". No corpo da notícia: "Moça de Nazaré, engravidada por carpinteiro, teve parto em pleno pasto. A criança é do sexo masculino".

III
Guiadas pela estrela de Davi, as três rainhas magas, Ada, Míriam e Sela, chegam à manjedoura. Após louvarem a Javé, aquecem um caldo de galinha para Maria, alimentam José com pães ázimos recheados com grão-de-bico, lavam as fraldas do bebê, varrem o estábulo. Ao buscar água na fonte, comentam entre si: "O menino em nada se parece com o pai..."

IV
A notícia do nascimento do menino não tarda a chegar ao palácio de Herodes, em Jerusalém. Ele fica alarmado; afinal, é o rei dos judeus, malgrado o sangue árabe que corre em suas veias. Sabe, porém, que tem os dias contados, carcomido pelo cancro. A proximidade da morte o aterroriza tanto quanto os agouros que lhe ameaçam o trono.Pede a Corinto, comandante da guarda, convocar reunião em palácio dos chefes dos sacerdotes e dos doutores da lei, os escribas.O convite trazido por Corinto deixa Anás excitado. No íntimo, considera-se o verdadeiro rei da Palestina. Comparece em companhia de duas dezenas de membros do sinédrio - o conselho supremo do poder judaico, integrado por 71 notáveis, e do qual ele, na condição de sumo sacerdote, é o presidente.Herodes é introduzido no salão a bordo de uma liteira de marfim sustentada por quatro escravos. Anás mal consegue controlar sua curiosidade por conhecer o motivo de tão inesperada convocação. O rei quer saber dos sinedritas onde e quando deve nascer o Messias que tanto aguardam. Gamaliel cofia sua barba em leque e diz: "Nascerá em Belém, na Judéia, pois está dito pelo profeta Miquéias - E tu, Belém, de modo algum és a menor entre as cidades de Judá, pois de ti sairá para mim aquele que deve guiar Israel. Quando isso ocorrerá - escusa-se o doutor da lei -, não está ao alcance do nosso saber."Herodes não admite que a sua soberania seja desafiada por rumores em torno de um menino-messias. Ordena que a guarda de operações especiais, comandada pelo espadaúdo Tirano, dirija-se a Belém e passe ao fio da espada todas as crianças do sexo masculino com menos de dois anos de idade.Ao amanhecer, as tropas herodianas ocupam Belém. Os batedores vão de casa em casa. Ordenam que todos os meninos de colo, e aqueles que ainda não caminham com firmeza, sejam trazidos à rua por suas mães. As outras mulheres devem permanecer trancadas em casa, com portas e janelas fechadas, em companhia de homens e crianças.Toda a gente de Belém pressente que, desta vez, Azrael, o anjo exterminador, voltou-se contra ela. As mães ficam separadas dos filhos que, nus, são deitados lado a lado ao longo das ruas. Os bebês choram um choro de abandono, insistente, como se um presságio os movesse a sugar com avidez o ar que, em breve, já não poderão respirar. De rostos virados para as paredes das casas e dos muros, e vigiadas por soldados, as mães riscam as pedras com as unhas e lavam o musgo com as lágrimas.Após observar cada criança à procura de algum traço messiânico, Tirano dá o sinal para a degola. O carrasco agacha-se, puxa a cabeça da vítima para esticar o pescoço, ergue o cutelo e, num golpe, separa o crânio do corpo. Algumas mães, desesperadas, ousam voltar-se na direção dos filhos; são silenciadas pela lâmina do punhal que lhes traspassa o coração. Tirano passa ao fio de sua própria espada as mulheres que furam o cerco das sentinelas e se abraçam aos filhos como se quisessem fazê-los retornar ao útero.Desde essa trágica manhã em Belém, os poderosos cruéis tornaram-se conhecidos como tiranos.


[*Autor da biografia de Jesus "Entre todos os homens" (Ática), entre outros livros].
Fonte:
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=31133

22 de dezembro de 2007

Download da Bíblia


Olá Missionários...

Clique aqui e faça o Download da Bíblia, que lhes auxiliará nos estudos.




Obrigada!!!


(0 link tbém se encontra na coluna MDJ na NET)

9 de dezembro de 2007

A BÍBLIA

A BÍBLIA

- A Bíblia é o principal livro do cristão. Ela é a fonte de nossa fé. Ela é para nós como um coco de casca dura. Esconde e protege uma água que mata a sede do romeiro cansado. Romeiros e peregrinos somos nós. E cansados também! Então vamos procurar o facão que nos quebre a casca deste coco.
- A Bíblia nasceu da vontade do povo de ser fiel a Deus e a si mesmo, nasceu da preocupação de transmitir aos outros e a nós esta vontade de ser fiel.
- A palavra Bíblia chegou a nós através do latim Bíblia, palavra que vem da língua grega biblia , plural de biblion, diminutivo de biblos.
- A Bíblia é uma coleção de livros, muito mais uma biblioteca do que uma única composição literária.
- Os livros da Bíblia são chamados “livros sagrados” porque foram escritos por inspiração divina. Também chamados de “livros canônicos” para indicar que constam da relação autêntica dos livros sagrados, que se denominam exatamente “cânone”.
- A Bíblia se divide em Antigo e Novo Testamento. O termo testamento (latim testamentum) traduz o grego diaqhkh e o hebraico berît, “aliança”, significando o fato central da salvação, a antiga Aliança do Sinai e a nova Aliança de Jesus Cristo.
- A Bíblia se compõe de 73 livros: 46 do AT e 27 do NT. Há uma pequena dificuldade com relação ao número dos livros do AT. Às vezes o livro das Lamentações é considerado um só com o livro do profeta Jeremias. Nesse caso o AT fica com 45. Outras vezes o livro de Baruc também é considerado parte do livro de Jeremias. Nesse caso o AT fica com 44.
- A Bíblia começou a ser escrita por volta do ano 1250 a.c. e terminou em torno do ano 100 d.c..
- Ela foi escrita em três línguas: hebraico, aramaico e grego. O Antigo Testamento foi escrito, em sua maior parte, em hebraico. 2 Mc, Sb, Dn 13 e 14 foram escritos em grego; Jt, Br, Eclo e 1 Mc foram em hebraico mas estão conservados em grego (embora extensos fragmentos de Eclo em hebraico tenham sido descobertos desde 1896); os textos de Qumrã fazem pensar que Tb tenha sido escrito em aramaico; Jr 10,11; Esd 4, 8-6, 18; 7, 12-26; Dn 2, 4-7,28 foram escritos em aramaico. O Novo Testamento foi escrito em grego.
- A Bíblia hebraica foi dividida em capítulos e seções para a leitura na sinagoga, antes da era cristã. A divisão moderna e a numeração em capítulos são atribuídas a Estevão Langton (+1228), professor em Paris e mais tarde Arcebispo de Canterbury; talvez ele tenha utilizado uma divisão já existente. A divisão moderna do Antigo Testamento em versículos foi realizada por Sante Pagnini O. P., em sua Bíblia latina de 1528; o redator parisiense Robert Etienne adotou a numeração de Pagnini e numerou os versículos do Novo Testamento em sua edição de 1555.
_ A Bíblia foi impressa pela primeira vez (em latim) por Gutemberg (Mogúncia, 1450); antes de 1500, já haviam sido publicadas mais de cem edições.
- Na época que a Bíblia foi escrita não existia papel. Ela foi escrita em papiro ou pergaminho. O papiro é uma erva da família das ciperáceas (Cyperus papyrus), própria das margens alagadiças do rio Nilo, na África, cujas compridas folhas forneciam hastes das quais se obtinha o papiro, material sobre o qual se escrevia. O pergaminho é uma pele de cabra, de ovelha ou outro animal, macerada em cal, raspada e polida, para servir de material de escrita.
- Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Homens e mulheres, jovens e velhos, pais e mães de família, agricultores, pescadores e operários de várias profissões, gente que sabia ler e escrever e gente que só sabia contar histórias. Gente viajada e gente que nunca saiu de casa. Sacerdotes e profetas, reis e pastores, apóstolos e evangelistas. Todos contribuíram, cada um do seu jeito. Gente de toda classe, mas todos convertidos e unidos na mesma fé e amor.
- Na Bíblia encontram-se vários gêneros literários: leis, historias, crônicas, poesias, cânticos, provérbios, fábulas, novelas, etc.
- Depois do cativeiro babilônico, muitos judeus emigraram da Palestina para o Egito e outros lugares e foram esquecendo a língua materna, pois o grego é que era a língua internacional na época da dominação grega. Por isso no século III a.c. um grupo de sábios (72?) fez a tradução que é chamada de septuaginta. Essa tradução foi feita em Alexandria para a comunidade judaica dessa cidade, e dificilmente pode ser anterior a 250 a.c. Essa tradução foi muito usada pelos primeiros cristãos. Ela se tornou a Bíblia da Igreja na primeira geração de cristãos, e 300 das 350 citações do AT no NT são tiradas das septuaginta. Pelo fato de os cristãos usarem muito essa tradução, os judeus a rejeitaram e foram feitas novas traduções, como a de Áquila, Símaco, Teodocião, todas do século II d.c.
- Além da tradução grega, houve traduções latinas da Bíblia, por causa da necessidade dos cristãos que falavam o latim e não mais o grego. A mais importante delas, porém, é a Vulgata, nome dado desde o século XIII à versão latina feita por São Jerônimo (347 – 420).
- Na época em que foi feita a tradução grega dos Setenta, a lista (cânon) dos livros sagrados ainda não estava concluída. E assim aconteceu que a lista dos livros desta tradução grega ficou mais comprida do que a lista dos livros da Bíblia hebraica.
- Ora a diferença entre a Bíblia dos protestantes e a Bíblia dos católicos vem desta diferença entre a Bíblia hebraica da Palestina e a Bíblia grega do Egito. Os protestantes preferiram a lista mais curta e mais antiga da Bíblia hebraica, e os católicos, seguindo o exemplo dos apóstolos, ficaram com a lista mais comprida.
- Os livros que existem na Bíblia católica e não na protestante são sete e são chamados deuterocanônicos: Tobias, Judite, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus, Baruc, Eclesiástico e os capítulos 10, 4 – 16, 24 de Éster e 3, 24 – 90; 13; 14 de Daniel.
- Como encontrar capítulos, versículos e os livros na Bíblia?
- Vírgula: separa capítulos de versículos.
- Hífen: significa até e indica seqüência de capítulos ou de versículos.
- Ponto e vírgula: separa capítulos e livros.
- Ponto: separa versículo de versículo, quando não seguidos.
- Letras do alfabeto: indicam pequenas divisões dentro dos versículos.
- Números ordinais: quando se fala capítulo e versículo, usa-se o número ordinal até o 10º inclusive. De 11 para cima, ou quando apenas se citam os números, usa-se o cardinal.
- Todas as edições da Bíblia trazem os mesmos 150 salmos. Sua numeração, porém, varia: existe a do texto hebraico e a da versão dos setenta (e também da Vulgata). Aconteceu o seguinte: a versão dos setenta juntou em um só os salmos 9 e 10, bem como os salmos 114 e 115, mas dividiu em 2 os salmos 116 e 147 do texto hebraico. Então as diferenças ficam assim:

Hebraico = Grego
1 – 8 = 1 – 8
9 = 9, 1 – 21
10 = 9, 22 ss
11 – 113 = 10 – 112
114 = 113, 1 - 8
115 = 113, 9 ss
116, 1 - 9 = 114
116, 10 ss = 115
117 – 146 = 116 – 145
147, 1 – 11 = 146
147, 12 ss = 147
148 – 150 = 148 – 150
- A Bíblia se divide ainda em livros históricos, sapienciais ou didáticos e proféticos.
- Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Pentateuco.
- Históricos do AT: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Éster, I e II Macabeus.
- Poéticos ou sapienciais ou didáticos (AT): Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico.
- Proféticos (AT): Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias, Baruc.
- Históricos (NT): Os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos.
- Didáticos (NT): Cartas (Rm, 1 Cor, 2 Cor, Gl, Ef, Fl, Cl, 1 Ts, 2 Ts, 1 Tm, 2 Tm, Tt, Fl, Hb, Tg, 1 Pd, 2 Pd, 1 Jo, 2 Jo, 3 Jo, Jd)
- Profético (NT): Apocalipse.

A BÍBLIA E O CELULAR


A BÍBLIA E O CELULAR
Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito quetratamos o nosso celular?E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso?E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório?E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?Se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?E se a déssemos de presente?E se a usássemos quando viajamos?E se lançássemos mão dela em caso de emergência?Outra coisa: a Bíblia não fica sem sinal. Ela "pega" em qualquer lugar. Nem falta crédito pq Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim. E nunca cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.

A questão é Bíblia!!! Você a conhece???


Atenção Missionárias e Missionários...


A partir de hoje procuraremos passar algo da Bíblia Sagrada...para que tenhamos uma formação, mais sólida...Seram introduções e curiosidades de cada Livro...Para tal teremos por referência a Edição Pastoral da Bíblia Sagrada e Arquivos MDJ-LK...Bom Proveito e se surgirem dúvidas...ou...tiverem sugestões...nos enviem...